Translate

quinta-feira, 18 de julho de 2013

O Futebol Brasileiro





"País do Futebol" ou "Pátria de chuteiras", como é chamado no exterior, o Brasil não foi o inventor do futebol, mas se tornou o solo fértil para a difusão e popularização do esporte, em todo o mundo. Prova disso, são as inúmeras variações futebolísticas criadas no país, como o futebol de areia, o de salão, o society, o de botão e até o futvolei.
A presença do futebol é tão marcante na paisagem brasileira que não há uma vila, aldeia indígena, mosteiro religioso ou penitenciária sem um campo de futebol. O esporte está presente na política, na moda, na culinária, nas artes plásticas, no cinema, na literatura, no teatro, na música popular e até na música erudita. Para alguns, o futebol é religião, para outros é arte. Na verdade, é um pouco de tudo isso e algo mais...
Os números do futebol no Brasil são expressivos, mas não os maiores do mundo, segundo a Fifa. O número de clubes do Brasil - quase 30.000 - é menor que o da Inglaterra, enquanto o número de pouco mais de 2 milhões de jogadores cadastrados é menor que o da Alemanha. Também o total de jogadores é menor do que os de países como a Índia e a China.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a entidade que organiza o futebol brasileiro, com as 27 federações estaduais vinculadas. A entidade, com sede no Rio de Janeiro, organiza o Campeonato Brasileiro de futebol e também é responsável pelos torneios de futebol feminino do país.

    O futebol.br em números
  • Clubes: 29.208
  • Jogadores registrados: 2,1 milhões
  • Jogadores não-registrados: 11,2 milhões
  • Campeonatos estaduais: 27
  • Divisões: séries A, B, C, D
  • Jogos profissionais: 5 mil por ano
  • Competições anuais: mais de 100
  • Árbitros registrados: 61 mil

    Algumas curiosidades
  • Clube: o primeiro foi o Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900.
  • Estádio: Da. Veridiana Prado tomou a iniciativa em 1902, em São Paulo. Em torno do campo foi feito o primeiro velódromo (pista de ciclismo) do país.
  • Bola: somente em 1900 o Brasil conseguiu fabricar a primeira.
  • Primeira partida: no Rio de Janeiro, em 1874, entre marinheiros ingleses, numa demonstração para a Princesa Isabel. O primeiro jogo competitivo aconteceu em São Paulo, entre funcionários de empresas inglesas, em 1895.
  • Campeonato: o Paulista, de 1902, foi o pioneiro
  • Jogo internacional: a primeira partida oficial da seleção brasileira contra uma outra seleção aconteceu em 20/09/1914, contra a Argentina. E começamos mal: os argentinos venceram por 3x0 e deram início à eterna rivalidade.

Para mais informações acesse o link: http://www.portal2014.org.br/o-futebol-brasileiro/

quarta-feira, 10 de julho de 2013

A Vitória agora é em casa!


O Blog tem como finalidade estar dando um incentivo para o nosso país na copa de 2014 e também estarmos torcendo pela nossa seleção, fazer muitos gols e conquistar o tão cobiçado Hexa.  Vaaaai láááá BRASIIIIL!!!

terça-feira, 2 de julho de 2013

Cidades-sede


Doze cidades das cinco regiões do Brasil receberão a Copa do Mundo em 2014. Mais de R$ 25 bilhões serão investidos em aeroportos, estádios e novos sistemas de transportes, tudo para adequar a infraestrutura das capitais aos milhares de turistas que virão ao evento.


Brazuca

A bola da Copa do Mundo de 2014 se chamará Brazuca, que venceu numa eleição popular, outras duas candidatas ao nome foram Carnavalesca e Bossa Nova. A Adidas colocou esses três nomes para serem escolhidos em votação pela internet.
O nome Brazuca é uma referência à alegria e irreverência do brasileiro e representa a paixão pelo futebol. Depois de escolhido o nome, a empresa agora partirá para definição do modelo e estilo da bola que estará nos gramados brasileiros no Mundial. O desenvolvimento está sendo feito na fábrica da Adidas na Alemanha e o lançamento oficial será apenas em dezembro de 2013. Outro dado que está sendo mantido em sigilo absoluto é se a bola terá uma grande novidade tecnológica. Sabe-se apenas que será uma evolução da Jabulani, do Mundial da África do Sul.

Novo Maracanã para a copa 2014

Nova apresentação do projeto do Maracanã para a Copa de 2014, com sua nova cobertura.

MASCOTE DA COPA



RIO - Nem Amijubi nem Zuzeco. O povo escolheu Fuleco. Este é o nome do tatu-bola que é mascote da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. O resultado foi divulgado na noite deste domingo no programa d"Fantástico", da TV Globo. A votação começou em 16 de setembro. Foram mais de 1,7 milhão de votos em todo o Brasil e no exterior. O nome Fuleco, uma junção das palavras futebol e ecologia, foi eleito com 48% da preferência.
- A mascote vai desempenhar um importante papel de embaixador nos próximos dois anos. Tenho certeza de que vai emocionar muitos jovens torcedores no Brasil e no mundo todo com a grande paixão que tem pelo esporte e pelo seu país - afirmou o ex-atacante Ronaldo, membro do Comitê Organizador Local da Copa-2014 (COL), na época do lamçamento da campanha para escolha do nome.
O desenho final da mascote foi escolhido pela Fifa e pelo COL entre 47 propostas apresentadas por seis agências de publicidade brasileiras. O desenho de um tatu-bola, animal da fauna brasileira que tem a capacidade de se encolher como uma bola para escapar de predadores, foi considerado ideal para atingir o público-alvo, as crianças entre cinco e 12 anos. O tatu-bola está ameaçado de extinção. Segundo o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, um dos objetivos da mascote é "comunicar a importância do meio ambiente e da ecologia".
Os nomes apresentados para votação foram bastante criticados na época. A Fifa explicou que, por razões comerciais, não poderia haver nomes já patenteados. Por isso optou por criar novos, que eram fusões de pedaços de palavras com mensagens ecológicas ou que representassem o espírito de união dos povos. Fuleco é a mistura das palavras futebol e ecologia, com objetivo de destacar que a Copa do Mundo terá preocupação com o meio ambiente. Amijubi era a união de amizade com júbilo ("duas características marcantes da mascote" e que refletem a maneira de ser dos brasileiros, segundo a Fifa). E o nome Zuzeco nasceu de azul (a cor da costa brasileira) e ecologia.
A primeira Copa do Mundo com uma mascote oficial foi a de 1966, na Inglaterra. No último Mundial, na África do Sul-2010, Zakumi foi o nome escolhido para o guepardo que simbolizava a competição.

Conheça detalhes do cartaz oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014


No desenho da peça, pernas de jogadores de futebol disputam uma bola e revelam o mapa do Brasil. Na parte externa, diversos elementos da fauna, flora e da cultura nacional
 #Clique na imagem para uma versão<BR> ampliada (arquivo JPG, com 1,1MB)
Em sua primeira missão oficial, os recém-nomeados embaixadores da Copa do Mundo da FIFA 2014 apresentaram na quarta-feira, 30 de janeiro de 2013, o cartaz oficial do torneio em uma coletiva de imprensa no Rio de Janeiro. Quatro campeões mundiais – Amarildo, Carlos Alberto Torres, Bebeto e Ronaldo – e a craque do futebol feminino Marta foram convidados pelo secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, para encerrar o suspense e ajudar a revelar a arte vencedora. O cartaz oficial é o último símbolo visual do principal evento da FIFA que faltava ser apresentado.
"O cartaz é um ótimo exemplo da grande capacidade criativa do Brasil. A proposta ganhadora sem dúvida servirá como um esplêndido cartão de visita para a Copa do Mundo da FIFA 2014, que começará em 498 dias. Com muita emotividade, o cartaz destaca a importância e o brilho do torneio, assim como o fascínio gerado pelo futebol", explicou Valcke, que escolheu a peça vencedora como integrante de uma comissão julgadora de alto nível, formada também pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, pelo presidente do COL, José Maria Marin, pelo artista plástico Romero Britto, e por Ronaldo e Bebeto, integrantes do conselho do COL.
"É diferente, brasileiro, criativo e ousado. Tem a nossa imensidão, capta nosso ritmo e nossas cores. À vitória!”, falou Marta Suplicy, ministra de Estado da Cultura
O cartaz oficial foi elaborado pela agência de criação brasileira Crama, escolhida entre três concorrentes.






Estádios das cidades sedes da Copa 2014 - GLOBO ESPORTE