Translate

terça-feira, 2 de julho de 2013

MASCOTE DA COPA



RIO - Nem Amijubi nem Zuzeco. O povo escolheu Fuleco. Este é o nome do tatu-bola que é mascote da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. O resultado foi divulgado na noite deste domingo no programa d"Fantástico", da TV Globo. A votação começou em 16 de setembro. Foram mais de 1,7 milhão de votos em todo o Brasil e no exterior. O nome Fuleco, uma junção das palavras futebol e ecologia, foi eleito com 48% da preferência.
- A mascote vai desempenhar um importante papel de embaixador nos próximos dois anos. Tenho certeza de que vai emocionar muitos jovens torcedores no Brasil e no mundo todo com a grande paixão que tem pelo esporte e pelo seu país - afirmou o ex-atacante Ronaldo, membro do Comitê Organizador Local da Copa-2014 (COL), na época do lamçamento da campanha para escolha do nome.
O desenho final da mascote foi escolhido pela Fifa e pelo COL entre 47 propostas apresentadas por seis agências de publicidade brasileiras. O desenho de um tatu-bola, animal da fauna brasileira que tem a capacidade de se encolher como uma bola para escapar de predadores, foi considerado ideal para atingir o público-alvo, as crianças entre cinco e 12 anos. O tatu-bola está ameaçado de extinção. Segundo o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, um dos objetivos da mascote é "comunicar a importância do meio ambiente e da ecologia".
Os nomes apresentados para votação foram bastante criticados na época. A Fifa explicou que, por razões comerciais, não poderia haver nomes já patenteados. Por isso optou por criar novos, que eram fusões de pedaços de palavras com mensagens ecológicas ou que representassem o espírito de união dos povos. Fuleco é a mistura das palavras futebol e ecologia, com objetivo de destacar que a Copa do Mundo terá preocupação com o meio ambiente. Amijubi era a união de amizade com júbilo ("duas características marcantes da mascote" e que refletem a maneira de ser dos brasileiros, segundo a Fifa). E o nome Zuzeco nasceu de azul (a cor da costa brasileira) e ecologia.
A primeira Copa do Mundo com uma mascote oficial foi a de 1966, na Inglaterra. No último Mundial, na África do Sul-2010, Zakumi foi o nome escolhido para o guepardo que simbolizava a competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário